Alimentos que os Indígenas consomem e nós também
AUTORA
Professora Camila Silva Alves, 4º ano B
Os alunos do quarto Ano B da Escola Lucília Penteado de Araújo, junto com a Professora Camila Silva Alves, desenvolveram o Projeto: Alimentos que os Indígenas consomem e nós também.
A ideia surgiu da curiosidade dos alunos sobre a culinária indígena, após encontrarem uma imagem no livro de Arte, que continha a gravura de alguns indígenas, porém não estava relacionada à alimentação. A indagação inicial de um dos alunos foi: O que os índios comem? Nesse momento a imaginação prevaleceu na sala surgindo várias respostas, como por exemplo: “ Eu acho que é de animais da floresta”, “Insetos também..., assam baratas, morcegos e escorpiões para comer”; “Baratas e escorpiões é só na China!”
Aproveitando o interesse despertado, foi pedido para que os alunos pesquisassem em casa com os familiares sobre o assunto e que trouxessem para a escola suas anotações e imagens, com o objetivo de realizar com esse material uma roda de conversa para partilharem com todos sobre as descobertas realizadas sobre o tema.
Posteriormente priorizando sempre o aluno como protagonista desde o início até a conclusão do trabalho, as crianças usaram livremente a criatividade com o material coletado na pesquisa para confeccionaram cartazes. Foi também construído um gráfico com os alimentos que iam surgindo, e debates sobre os alimentos preferidos.
No decorrer do trabalho foram surgindo muitas ideias por parte dos alunos, entre elas a de realizarem um piquenique na escola somente com comidas típicas indígenas. Foi a hora então de pensar no cardápio e envolver as famílias com o preparo dos pratos.
O piquenique tradicional é ao ar livre e junto à natureza, porém pensando nos demais alunos da escola optaram por realizar dentro da própria sala de aula e foi um sucesso, oportunizando às crianças momentos de interação, descobertas e autonomia, promovendo a experiência sensorial, desfrutando de um momento único, especial e alegre.
O projeto que surgiu da ideia dos alunos foi muito rico, todos se mostravam encantados a cada passo, com cada nova descoberta e resultados, com as aulas onde surgiam e eram trazidas novas curiosidades. Dessa forma como resultado, apresentaram na prática um melhor entendimento da Cultura Indígena, abordando questões sobre como os povos Indígenas se alimentavam, de seus hábitos e cultura que influenciaram e ainda influenciam a nossa cultura no dia a dia, onde também se surpreenderam com muitos alimentos que possuem contato, mais desconheciam suas origens.
Professora Camila Silva Alves, 4º ano B
Os alunos do quarto Ano B da Escola Lucília Penteado de Araújo, junto com a Professora Camila Silva Alves, desenvolveram o Projeto: Alimentos que os Indígenas consomem e nós também.
A ideia surgiu da curiosidade dos alunos sobre a culinária indígena, após encontrarem uma imagem no livro de Arte, que continha a gravura de alguns indígenas, porém não estava relacionada à alimentação. A indagação inicial de um dos alunos foi: O que os índios comem? Nesse momento a imaginação prevaleceu na sala surgindo várias respostas, como por exemplo: “ Eu acho que é de animais da floresta”, “Insetos também..., assam baratas, morcegos e escorpiões para comer”; “Baratas e escorpiões é só na China!”
Aproveitando o interesse despertado, foi pedido para que os alunos pesquisassem em casa com os familiares sobre o assunto e que trouxessem para a escola suas anotações e imagens, com o objetivo de realizar com esse material uma roda de conversa para partilharem com todos sobre as descobertas realizadas sobre o tema.
Posteriormente priorizando sempre o aluno como protagonista desde o início até a conclusão do trabalho, as crianças usaram livremente a criatividade com o material coletado na pesquisa para confeccionaram cartazes. Foi também construído um gráfico com os alimentos que iam surgindo, e debates sobre os alimentos preferidos.
No decorrer do trabalho foram surgindo muitas ideias por parte dos alunos, entre elas a de realizarem um piquenique na escola somente com comidas típicas indígenas. Foi a hora então de pensar no cardápio e envolver as famílias com o preparo dos pratos.
O piquenique tradicional é ao ar livre e junto à natureza, porém pensando nos demais alunos da escola optaram por realizar dentro da própria sala de aula e foi um sucesso, oportunizando às crianças momentos de interação, descobertas e autonomia, promovendo a experiência sensorial, desfrutando de um momento único, especial e alegre.
O projeto que surgiu da ideia dos alunos foi muito rico, todos se mostravam encantados a cada passo, com cada nova descoberta e resultados, com as aulas onde surgiam e eram trazidas novas curiosidades. Dessa forma como resultado, apresentaram na prática um melhor entendimento da Cultura Indígena, abordando questões sobre como os povos Indígenas se alimentavam, de seus hábitos e cultura que influenciaram e ainda influenciam a nossa cultura no dia a dia, onde também se surpreenderam com muitos alimentos que possuem contato, mais desconheciam suas origens.
Comentários
Postar um comentário