Utilização do Canva e Inteligência Artificial nas aulas de ciências.

AUTOR
Professor Doutor Alcione José Alves Bueno, quarto ano

A atividade foi desenvolvida durante as aulas de ciências, onde trabalhávamos o tema Dengue. Após ter discutido a parte teórica, conceituação, formas de transmissão, formas de prevenção e demais temas correlatos à dengue, os estudantes puderam apropriar-se de ferramentas tecnológicas, a fim de colocar em prática os conhecimentos desenvolvidos.

Essas tecnologias permitem criar materiais atrativos e trabalhar de forma interativa, evidenciando aos estudantes, outras formas de utilização dessas ferramentas, dando significado nelas junto a educação, e assim, também auxiliou na compreensão sobre a prevenção e combate a dengue, pelos estudantes.

Após termos estudado o tema, os estudantes foram desafiados a pensar em lacunas que podiam ter ficados em seu aprendizado ou curiosidades que poderiam ter sobre o tema estudado. Essas perguntas feitas por ele, o professor não respondeu, mas os desafiou a empregar a Inteligência Artificial, como o ChatGPT, para sanar suas dúvidas, utilizando computadores da escola.

Obtendo as respostas pela IA, puderam observar que algumas delas se pareciam com a explicação do professor, e outras coisas novas, que foram validades pelo docente. Isso evidencia a importância das tecnologias digitais como a IA, que possibilitou gerar respostas em tempo real, auxiliando os professores a esclarecer dúvidas dos estudantes de forma rápida e eficiente, além de desenvolver a autonomia dos estudantes, estimulando a participação e o interesse pela temática, ressignificando o recurso tecnológico.

Na sequência, os estudantes utilizaram o Canva para criar imagens que sensibilizassem a comunidade escolar sobre a dengue. Dispondo dos modelos e elementos customizáveis da ferramenta, os estudantes puderam elaborar materiais atrativos e informativos sobre a dengue, destacando os sintomas, formas de transmissão e medidas preventivas.

Além de aumentar o engajamento na aula e aprofundar e sistematizar de forma mais eficaz o conhecimento, a utilização do Canva permitiu aos estudantes conhecer mais sobre a ferramenta e assim como na utilização do ChatGPT, puderam ressignificar uma ferramenta que não foi criada com o intuito educacional, mas quando mediada pelo professor, contribui de forma significativa para a aprendizagem.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profissionais do Futuro

Projeto leitura

Passeio Flona